8 motivos pra ser feliz!{chocolovers}

11 dez

Se você teve um dia de sábado maravilhoso como eu e decidiu se “entocar” em casa nessa noite chuvosa e está prestes a ceder à tentaçãozinha d assistir um filme comendo um chocolatinho, aqui vai a dica: coma sem culpa – com moderação e na hora certa.

Foi-se o tempo em que o chocolate não tinha vez em um cardápio saudável.

Sua matéria-prima, o cacau, é rica em substâncias benéficas e hoje até os cardiologistas aprovam seu consumo.

Coma sem culpa, mas saiba que há maneira e hora certas para saboreá-lo.

Você sabia??

Diz a lenda que há muito, muito tempo o deus dos ventos roubou uma árvore dos céus e a ofereceu aos homens.

Seu fruto, o cacau, foi usado em rituais sagrados e séculos depois se transformou em um produto que pode mesmo ser considerado divino: o chocolate.

O horário em que se come  faz diferença em alguns casos.

Os melhores períodos são a manhã e o final da tarde; é quando ocorrem os picos de secreção de cortisol, o hormônio do estresse. Para se livrar dele, nada melhor que um pouco de chocolate amargo.

Quando consumida em jejum, a delícia aplaca a fome e contribui para o emagrecimento (mas haja estômago pra comer em jejum neh??).

Aqui vale um alerta: não adianta apostar nas versões ao leite ou branca.

Quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração de flavonoides, substâncias antioxidantes do cacau responsáveis pela proteção contra doenças.

1. Combate o mau humor : e para isso, só o cheiro já basta. O chocolate tem também alto teor de magnésio, mineral que age como regulador do humor, equilibrando os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, envolvidos no bem-estar.

2. Diminui a ameaça de pré-eclampsia: Durante a gravidez, 5% das mulheres sofrem com uma espécie de hiperativação do sistema inflamatório, doença conhecida como pré-eclampsia, que também causa elevação da pressão arterial. O chocolateamargo interfere no processo inflamatório.

3. Favorece o emagrecimento: comer um tablete amargo pela manhã, ainda em jejum, aumenta a saciedade e propicia a perda de peso (só de pensar já me deu azia mas tudo bem rss).

4. Atenua a cirrose hepática: o chocolate amargo combate o aumento da pressão arterial no abdome, que pode atingir níveis perigosos em pacientes com cirrose. O efeito ocorre rapidamente, apenas 30 minutos após a ingestão.

5. Reduz a pressão arterial: Há evidências de que os flavonóides (presentes no chocolate amargo) aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos, por incentivarem a produção do óxido nítrico. Esse gás, presente na circulação, relaxa as paredes dos vasos, facilitando o fluxo sanguíneo — por isso, diminui a pressão arterial.

6. Mantém o coração forte :  se consumido moderadamente, o chocolate pode retardar danos no sistema cardiovascular. As substâncias do chocolate, além de promoverem dilatação dos vasos sanguíneos, reduzem a inflamação causada pelos radicais livres, que podem financiar problemas cardíacos”

7. Baixa a resistência à insulina: um trabalho italiano, da Universidade de L’Aquila, demonstra que ingerir 100 gramas de chocolate amargo, todos os dias, reduz a resistência à insulina — e, assim, menos açúcar fica circulando no sangue. Por isso, o chocolate com alta concentração de cacau poderia ser indicado aos diabéticos. Porém, seria imprescindível verificar a quantidade de açúcar no produto escolhido.

8. Previne o derrame: comer chocolate pelo menos uma vez por semana reduz o risco de derrame e acelera a recuperação de pacientes que tiveram isquemia cerebral.  Tudo indica que, mais uma vez, o benefício se deve aos flavonoides, que são antioxidantes e conseguem dilatar os vasos sanguíneos.

Beijos!!!

😉

Uma resposta to “8 motivos pra ser feliz!{chocolovers}”

  1. madalenadaarrependida 14/12/2010 às 20:55 #

    Meuooo, eu A-D-O-R-O comer chocolate assim que levanto! Já fui tããão criticada e agora ler isso!!! Ganhei meu ano. rsrs Ainda mais o amargo q é o que mais gosto. Bom demais tudo isso!

Deixe um comentário